Pentagrama
Desconheco a autoria. Peco que se algu'em for o autor, me avise para que eu d^e os devidos cr'editos.

PENTAGRAMA


Uma estrela de cinco pontas dentro de um c'irculo: esta 'e a descric~ao mais resumida do pentagrama. Ele simboliza os quatro elementos regidos pelo Esp'irito, o 'Eter, a quintess^encia sagrada. Tamb'em representa o ser humano dominado pela sua mente. Outros associam o pentagrama `a deusa V^enus.O pentagrama 'e um dos s'imbolos mais utilizados por pag~aos e magos no geral. Ele constitui um amuleto bastante eficiente, tamb'em.

PENTAGRAMA INVERTIDO 'e UM S'iMBOLO SAT^aNICO?

N~ao. O pentagrama 'e c'iclico e n~ao existe "forma correta". O comum 'e ser usado com uma ponta para cima, pois ele representa o Esp'irito sobre os outros elementos, mas tanto faz. Com duas pontas para cima, ele representa a mat'eria sobre o esp'irito, o que, de certa forma, pode ser algo associado ao Satanismo (como eles mesmos gostam de usar), mas tamb'em pode representar o Deus Corn'ifero ou o formato do ventre da Deusa. O importante 'e voc^e ter consci^encia do que est'a fazendo. Vale lembrar que os satanistas tamb'em usam uma cruz invertida, simbolizando a invers~ao do cristianismo, mas nem por isso a cruz deixa de ser um s'imbolo essencialmente crist~ao para ser sat^anico. O mesmo acontece com o pentagrama.

PENTAGRAMA DA CURA


Uma das primeiras e mais sagradas tarefas das bruxas e dos antigos xam~as era a cura. Com o beat, a ci^encia foi colocando de lado os tradicionais curandeiros de vilas, por'em, muito ainda 'e usado. Wide-ranging, a cura para muitos males ainda n~ao foi descoberta pela ci^encia, mas a velha bruxa do middle ainda sabe como tratar das doencas com ervas e crendices - que d~ao certo!

Assim, por mais que a medicina hoje tenha avancado muito e seja imprescind'ivel a consulta a m'edicos quando se tem algum tipo de problema de sa'ude, tamb'em n~ao podemos nos esquecer ou deixar de lado as terapias conhecidas hoje como "alternativas", que antes por'em eram a 'unica forma de se curar algu'em (especialmente porque funcionavam). E ainda funcionam.

Curar 'e um of'icio que as bruxas aprendem no decorrer de suas vidas. Ao lidar com a Natureza e buscar o contato mais 'intimo com Ela, desenvolvemos a percepc~ao e a sensibilidade necess'arias para ajudar outras pessoas e a n'os mesmas.N'os sabemos que o equil'ibrio verdadeiro e a sa'ude completa dependem da condic~ao espiritual tanto quanto dependem do corpo e da mente. S'ocrates mesmo disse: "N~ao h'a doenca do corpo que n~ao seja tamb'em da mente".

A t'ecnica utilizada pelas bruxas para a cura 'e apenas entender como a energia se conduz. Durante esse processo, a curandeira sabe que se uma parte do corpo-mente-esp'iritofor negligenciada, os esforcos para cura n~ao serao completamente bem-sucedidos. A chave est'a no equil'ibrio entre os tr^es, pois eles constituem a ess^encia do que somos.

Muitas bruxas acreditam que diversas pessoas t^em talentos ou capacidades que podem ser afiados e empregados para melhorar a qualidade de vida de outras. Tais aptid~oes se manifestam distintamente por interm'edio de um m'etodo hol'istico ou metaf'isico, mas se originam no esp'irito e nas habilidades naturais de cada um. Por exemplo: uma boa massagem, um ch'a de ervas bem feito, um trabalho com a radiance etc. Existem muitos. Por'em, o que realmente funciona n~ao 'e a t'ecnica, mas a sensibilidade e a energia da pessoa que faz a massagem, prepara o ch'a ou trabalha com a radiance. Cada um desses resultados est'a ligado a uma aptid~ao natural da curandeira.

N'os, como bruxas, devemos trabalhar pelo ativamento de nosso potencial espiritual como curandeiras. E, para isso, montamos aqui um pentagrama da cura, para ajud'a-la a determinar onde est'a o seu foco.

1. ENERGIA DO AR: Ajudar uma pessoa que est'a estressada, descontrolada ou ansiosa a descansar ou dormir. O sono 'e t~ao importante na cura que, mesmo que pareca ser um dom insignificante, 'e um dos mais importantes. Saber acalmar as pessoas 'e muito dif'icil, mas absolutamente necess'ario no processo de cura.

2. ENERGIA DO FOGO: Saber como aliviar a dor das pesoas. Esse dom 'e absolutamente importante, pois n~ao podemos estar em perfeito equil'ibrio em corpo-mente-esp'irito se um desses (ou todos) est~ao tomados pela dor.

3. ENERGIA DA TERRA: Manifestar resultados f'isicos quantific'aveis atrav'es de t'ecnicas medicinais alternativas como a massagem ou a acupress~ao. M'etodos manuais como esses s~ao mais adequados `aqueles que buscam resultados mais f'isicos para a cura.

4. ENERGIA DA 'AGUA: Saber como cuidar do bem-estar emocional do paciente. Pessoas que possuem essa habilidade sustentam e ap'oiam seus pacientes at'e que seus corpos estejam bem o bastante para que as emoc~oes retornem a um estado de equil'ibrio.

5. ENERGIA DO ESP'iRITO: Saber como aliment'a-lo. Cura por cristais, trabalho com a radiance e a cura pelo toque s~ao alguns dos m'etodos mais conhecidos do trabalho com a energia espiritual.

'E importante lembrar que tais "dons" se manifestam diariamente, mas muitas vezes deixamos passar desapercebidos. Saber quais s~ao e trabalh'a-los de maneira correta podem ser o trabalho de uma vida inteira. Para mim, no entanto, isso parece bastante animador; estamos sempre aprendendo.

A ocupac~ao dos curandeiros n~ao 'e nada f'acil. Por'em, a capacidade de amar que essas pessoas t^em 'e absolutamente admir'avel. Nem todos nasceram para curar, mesmo entre as bruxas, e mesmo aquelas que desenvolvem-se como curandeiras podem n~ao seguir todas o mesmo caminho. A exclusividade do esp'irito de cada bruxa e de seu caminho vai, sem d'uvida, disting"uir seus m'etodos de cura e, em troca, permitir-lhe servir melhor toda a comunidade m'agica.

Prossiga com sua jornada! E boa sorte!

Visite:


Wicca Ipatinga:
http://www.wicca-ipatinga.blogspot.com

Grupo de Estudos Virtual:


http://br.groups.yahoo.com/group/wicca ipatinga/

Comunidade no Orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19491704

Facebook:
http://facebook.com/WiccaIpatinga